O evento foi promovido pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Controladoria-Geral do Município e da Subcontroladoria de Integridade, com apoio do Comitê de Governança Pública (CGov) e demais órgãos e entidades municipais. O evento tem como objetivo capacitar e promover o diálogo institucional de temas relacionados à integridade, valores éticos, transparência e prevenção à corrupção, fortalecendo a cultura de integridade, a governança pública e o compromisso da Prefeitura de Uberlândia com uma gestão cada vez mais ética, responsável e eficiente.
No dia do encerramento foi realizada uma palestra que contou com a divulgação do Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, ministrada pela coordenadora de Promoção de Integridade Privada, da Secretaria da Integridade Privada da Controladoria-Geral da União (Sipri/CGU), Monique Zuidema.
O Pacto Brasil pela Integridade Empresarial é uma iniciativa da CGU que estimula empresas e entidades privadas a assumirem, voluntariamente, o compromisso público com a integridade empresarial. Em essência, trata-se de um conjunto de esforços para promover a ética e a transparência em todas as operações e interações da empresa, pois implica em agir com honestidade, transparência e responsabilidade em todas as interações.
A organização privada que faz adesão ao Pacto Brasil assume publicamente o compromisso com a integridade em todo ciclo de negócios. Empresas comprometidas com a integridade buscam atender as normas legais e adotam práticas éticas que promovem a confiança entre clientes, colaboradores, fornecedores e demais partes interessadas. As medidas de integridade contribuem para gerar proteção para a empresa, ao evitar a ocorrência de fraudes e irregularidades por parte de funcionários e parceiros.
A adesão ao Pacto Brasil também permite melhorar a reputação empresarial, reforçar o compromisso da direção da instituição com a busca pela integridade, diminuição das possibilidades de ocorrência de fraude e corrupção, e possibilidade de utilização de sistema gratuito e automatizado para realização da autoavaliação, utilização do Programa como critério de desempate em licitações públicas, entre outros.
Controladoria - Semana da Integridade e Transparência - Encerramento aprovado 2.jpg.JPG
Araípedes Luz – Secretaria de Comunicação/PMU
Eventos voltados para integridade e transparência movimentaram a Semana
A 1ª Semana Municipal da Integridade e Transparência teve início, no domingo (7), com a 2ª Corrida da Integridade, realizada no Parque do Sabiá, com o slogan “Ética em cada passo. Ser íntegro é um hábito cotidiano, que treinamos todos os dias. Passos certos fortalecem todos”.
Na terça-feira (9), quando se comemorou o Dia Internacional de Combate à Corrupção, foi realizado o IV Fórum Municipal de Governança Pública, no Centro Administrativo Municipal, sob o tema “Governança 360º: Conectando pessoas com valores e inovação”. Na ocasião, o prefeito Paulo Sérgio assinou um projeto de lei para instituir a Semana Municipal da Integridade e Transparência. A proposição será apreciada pela Câmara Municipal.
O evento contou, ainda, com diversas palestras e com a presença de autoridades públicas como o Ministro-Substituto do Tribunal de Contas da União, Dr. Weder de Oliveira, a gestora de políticas públicas do Distrito Federal, Cecília Fonseca, a advogada e consultora corporativa, Dra. Letícia Lacerda, e a consultora empresarial do IBGC, Marilza Benevides. Além disso, foi realizado o painel de debates entre os palestrantes mediado pelo Controlador-Geral do Município de Uberlândia e membro do CGOV, Modesto Geraldo Rabelo.
Já na quarta-feira (10) teve a oficina “Governança com foco em inovação”, com a gestora de Políticas Públicas do Distrito Federal, Cecília Fonseca. Nesta quinta-feira (11), entre diversos eventos, foram realizadas as oficinas “Café com Ouvidoria: Integridade na prática”, ministrada pela Diretora de Ouvidoria do Município de Uberlândia, Gisele Gonçalves Veloso Caetano, e oficina com palestra sob o tema “A proteção de dados pessoais sensíveis em operações de tratamento realizadas pelo Poder Público”, com o Procurador da República do Ministério Público Federal, Dr. Leonardo Andrade Macedo.
Encerrando a programação, nesta sexta-feira (12), foram promovidas as oficinas “Ética em cada passo”, com a procuradora municipal de Uberlândia, Maria Theresa Silva Costa, e a Subcontroladora de Integridade, Mariana Pereira de Carvalho; e “Governo Digital, LAI e LGPD”, com a procuradora municipal de Uberlândia e presidente da Comissão de Privacidade e Proteção de Dados da OAB Uberlândia, Maria Carolina Cremasco de Paiva.
PMU