Ecovias Minas Goiás e Ecovias Cerrado encerram mês do meio ambiente com ações educativas e plantio de mudas nativas

Concessionárias realizam blitz de conscientização sobre fauna na BR-365 e reúnem colaboradores para plantio de 50 mudas do Cerrado em Uberlândia
 
A Ecovias Minas Goiás e a Ecovias Cerrado encerram o mês de junho com duas ações voltadas à conscientização ambiental, à preservação da fauna e da flora e ao fortalecimento da cultura de sustentabilidade nas rodovias. As iniciativas fazem parte da programação especial do Mês do Meio Ambiente, que ampliou as celebrações realizadas tradicionalmente na primeira semana de junho.
 
Na quinta-feira, 25 de junho, a Ecovias Minas Goiás e Ecovias Cerrado realizarão uma blitz educativa em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal, na Unidade Operacional da PRF em Uberlândia, na BR-365. Durante a ação, serão utilizados animais taxidermizados para chamar a atenção dos usuários sobre a importância da preservação da fauna silvestre e dos cuidados necessários ao trafegar por áreas com presença de animais.
 
A abordagem também contará com a distribuição de brindes e materiais educativos, reforçando orientações sobre respeito à sinalização, atenção aos trechos com travessia de fauna, preservação da vegetação às margens das rodovias e o papel de cada usuário na proteção do meio ambiente.
 
Já na sexta-feira, 26 de junho, colaboradores das duas concessionárias irão se reunir no Parque do Granja Marileusa, em Uberlândia, para o plantio de 50 mudas nativas do bioma Cerrado. A ação simboliza o compromisso das equipes com a conservação ambiental e com a valorização de um dos biomas mais importantes e biodiversos do país.
 
Para a Ecovias Minas Goiás e a Ecovias Cerrado, o “Eco” no nome não é por acaso. A sustentabilidade está presente na forma como as concessionárias planejam, operam e cuidam das rodovias sob sua concessão, com iniciativas voltadas à proteção da biodiversidade, redução de impactos ambientais, uso eficiente de recursos naturais, inovação, tecnologia e educação ambiental.
 
Esse compromisso também tem sido reconhecido nacionalmente. As concessionárias estão entre as mais sustentáveis do país, segundo o Índice de Desenvolvimento Ambiental da Agência Nacional de Transportes Terrestres. A Ecovias Cerrado e a Ecovias Minas Goiás alcançaram posições de destaque no levantamento, que avalia políticas, práticas e resultados ambientais das concessionárias de rodovias federais.
 
Entre as iniciativas que contribuem para esse reconhecimento estão ações de redução de atropelamento de animais silvestres, reaproveitamento de material fresado em obras de pavimentação, sistemas de captação e reuso de água, uso de energia fotovoltaica, pontos de recarga para veículos elétricos, pesquisas de inovação sustentável e programas permanentes de educação ambiental.
 
"Essas iniciativas reforçam o compromisso da Ecovias com uma operação que alia eficiência e responsabilidade ambiental. A blitz educativa chama a atenção dos usuários para o risco de atropelamento de fauna, enquanto o plantio de mudas nativas contribui para preservação da biodiversidade, o que demonstra que infraestrutura e preservação podem caminhar juntas”, destaca Daniela Almeida, coordenadora de sustentabilidade da Ecovias Minas Goiás e da Ecovias Cerrado.
 
As ações de encerramento do Mês do Meio Ambiente reforçam o compromisso das concessionárias com uma atuação responsável, integrada ao território e voltada à construção de caminhos mais seguros, eficientes e sustentáveis para todos.
 
*Serviço*
*Blitz educativa sobre fauna*
Data: 25 de junho
Horário: 9h às 11h
Local: Unidade Operacional da PRF em Uberlândia, na BR-365 (km 631 - leste)
Realização: Ecovias Minas Goiás, Ecovias Cerrado, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal
 
*Plantio de mudas nativas do Cerrado*
Data: 26 de junho
Horário: 14h às 17h
Local: Parque do Granja Marileusa, em Uberlândia
Realização: Ecovias Minas Goiás e Ecovias Cerrado
Quantidade: 50 mudas nativas do bioma Cerrado
Postagem Anterior Próxima Postagem